1.        Qual a sua opinião acerca dos concursos que têm sido promovidos no EscritArtes?

R. - Acho que o EscritArtes é um site bastante dinâmico e por isso mesmo, sempre com boas iniciativas que visam estimular a não menos boa participação dos seus utilizadores. Este último concurso "Imagens da nossa memória" é um bom exemplo disso mesmo, basta olhar para o número de textos enviados e a qualidade dos mesmos.
Confesso que este foi o primeiro em que participei, mas sei que já houve outros com muito boa aderência também, por parte dos colegas de escritas que todos os dias partilham os seus trabalhos e opiniões no site.
Penso que estamos no bom caminho e os concursos são uma excelente forma de manter acesa a chama da criação. Os frutos, esses, estão à vista de todos e agora mais ainda, com a edição dos textos em livro; é a cereja que faltava, em cima do bolo!


2.        Quais os Tópicos que lhe inspiram maior motivação para participar?

R. - Começou por ser o tópico das poesias. Pois foi com a singeleza de poemas simples que dei os meus primeiros passos na blogosfera e mais tarde em sites de escrita, ao lado de outros já veteranos na arte de escrever. Foi assim que me fui dando a conhecer bem como aquilo que ia escrevendo. Sendo tudo na maior das simplicidades, visto que é na simplicidade que me defino enquanto pessoa. Com o passar do tempo e a vontade de descobrir noutras formas de escrita, principalmente na prosa poética, novas formas de expressão daquilo que pretendia transmitir ao leitor, fui dando preferência a esse tópico, tentando aperfeiçoar-me a cada novo trabalho.
Também gosto de escrever textos simples, pequenos e concisos, que contem pequenas histórias ou façam passar determinada mensagem acerca daquilo que sinto em relação a determinado tema que tenha sido o foco da minha atenção pelos mais variados motivos, alguns apenas pretendem expressar a minha indignação perante as coisas que me rodeiam.
Outros são só memória que tenho guardadas na mente e às quais desejo dar um corpo de palavras mas não sendo necessariamente poético. Alguns até são bem nus e crus.
Mas de quando em vez, lá me sai um poema...



3.         Acha que se deveriam criar mais Tópicos dentro deste site, ou bastam os actuais?

R. - Creio que os tópicos existentes são suficientes para dar asas à imaginação. Basta escolher o campo certo onde se pretende voar!


       4.  Poderá dar a sua sugestão para obtenção de maior e se possível, constante, dinamização do EscritArtes?

R. – Nos tempos que correm, com a constante oferta de novos espaços de partilha na internet, como o são as redes sociais que tão bem conhecemos, não é fácil manter as pessoas concentradas num lugar só, por mais aliciante que o mesmo seja.
Mas ajudaria imenso se as pessoas fossem aparecendo e participassem mais activamente. O problema é que a saturação, mais cedo ou mais tarde, também acaba por aparecer e fazer estragos.
Já para não falar da inércia, que quando se instala…

Mas a realização de eventos como os que o EscritArtes tem promovido desde o início, dando a oportunidade de todos se encontrarem ao vivo e a cores, se abraçarem em carne e osso, já é meio caminho andado para o site ser aquele ponto de encontro diário e incontornável.
Ajudaria imenso se houvesse quem por ali estivesse sempre presente, a dar as boas vindas a quem chega de novo, ajudando nisto e naquilo a quem ainda não sabe ou incentivando nos comentários, mas, por mais boa vontade que haja, todos sabemos que é quase impossível de manter essa forma de estar por muito tempo.


5.      5.  Tem ideias/temas para futuros Concursos? Revele-nos, por favor.

R. – Esta é a mais difícil das questões colocadas. Gostaria imenso de ser criativa e original ao ponto de aqui poder dar uma sugestão válida e deveras interessante, que deixasse “bichos-carpinteiros” em todos no sentido de motivar quem quisesse arrasar com as suas participações em massa, mas infelizmente não tenho essa capacidade. O que me ocorre é algo que me alimentou durante muito tempo, onde encontrei inspiração onde outros nem sequer imaginavam. Trata-se de algo tão simples como o acto de escrever inspirado onde quer que seja, só que, neste caso, a fonte da inspiração é uma imagem. Ou seja, a partir de uma imagem à escolha e ao gosto do participante, dar liberdade à imaginação e escrever o que a mesma lhe sugere. Simples, não acham? O resultado é surpreendente, acreditem!
No fim, só teriam de agregar a imagem inspiradora ao texto que dela resultou. Pode ser no género que quiserem, seja poesia, prosa poética ou prosa simples.
Penso que vale a pena tentar. Deixo isso à consideração da administração do site, mas convicta de que teria adesão.




1 impulsos:

Nilson Barcelli disse...

Gostei das tuas respostas.
E das fotos... continuas bonita...
Beijos.